Cursos online
Cursos Online em Plataforma Virtual de Aprendizagem, com aulas expositivas (vídeo-aulas e aulas ao vivo), exercícios práticos, fórum e discussões ao vivo, proporcionando um aprendizado sólido no uso da ferramenta.
Programa Educacional - Turmas 2025
Curso de Gerenciamento de Dados na Pesquisa Científica
Básico
Neste curso, você aprenderá os princípios fundamentais do gerenciamento de dados em pesquisa científica.
Serão abordados temas como desenvolvimento de projetos, desenho de estudos e técnicas para coleta e gerenciamento eficiente de dados.
Turma 19 | Início em 01/03/2025 |
Turma 20 | Início em 12/05/2025 |
Turma 21 | Início em 01/08/2025 |
Intermediário
Neste curso, você avançará no uso do REDCap, explorando o desenvolvimento e a customização de projetos.
Aprenderá sobre funções avançadas de Surveys, randomização, importação de dados, criação de relatórios, dashboards e o uso de módulos externos para maximizar o potencial da ferramenta.
Turma 9 | Início em 01/06/2025 |
Turma 10 | Início em 01/10/2025 |
Professores
Especialistas de diversas áreas com destacada experiência no uso do Software REDCap

KATIA REGINA SILVA
Diretora Científica do Consórcio REDCap-Brasil
Doutora em Ciências pela FMUSP
Pós-Doutorado na Duke University

JÉSSICA MORETTO CRIVELARI
Head de Tecnologia do Consórcio REDCap-Brasil
Formação em Tecnologia da Informação
Pós-graduação em Gestão de Negócios
+6 anos de experiência na área de dados em saúde

MARCIA MITIE NAGUMO
Head de Educação do Consórcio REDCap-Brasil
+10 anos de experiência no setor
da Saúde e Pesquisa Científica
Enfermeira e Mestre em Ciências
pela FMUSP

ROBERTO COSTA
Conselheiro do Consórcio REDCap-Brasil
Médico do Corpo Clínico do
HSL, HIAE, H9J, HAOC
Diretor da Unidade Marcapasso
do InCor-HCFMUSP
Professor Associado e
Livre-Docente da FMUSP

LAÍSA DE ARRUDA SILVA
Board do Consórcio REDCap-Brasil
+5 anos de experiência no setor da
Saúde e Pesquisa Científica
Fisioterapeuta e Mestre em
Ciências pela EE-USP
FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
Acesse o nosso FAQ-Cursos e encontre respostas para as perguntas mais frequentes. Se ainda precisar de ajuda, entre em contato pelo e-mail cursos@redcapbrasil.com.br ou WhatsApp (11) 96490-6239.
Como eu faço a minha inscrição?
Para se inscrever, escolha o curso desejado, preencha o formulário de inscrição e efetue o pagamento. Assim, que o pagamento for efetivado sua matrícula estará confirmada.
Tenho interesse em cursos que não estão disponíveis para compra. O que eu faço?
Você pode registrar o seu interesse pelo curso que deseja fazer. Assim que as inscrições estiverem abertas, você receberá uma notificação para realizar a sua inscrição. Fique por dentro das novidades em nosso site https://redcapbrasil.com.br.
Estou tendo dificuldades para fazer a minha inscrição. O que devo fazer?
Se estiver enfrentando problemas, envie um e-mail para cursos@redcapbrasil.com.br ou uma mensagem para o WhatsApp (11) 96490-6239. Estamos prontos para ajudar e esclarecer suas dúvidas!
Eu vou receber alguma notificação sobre o início do Curso?
Com certeza! Assim que a sua compra for aprovada em nosso sistema, você irá receber um e-mail de boas-vindas confirmando a sua matrícula e a data de início do Curso.
Posso comprar o curso para presentear alguém?
Sim, é possível comprar o curso como presente. Ao se inscrever, por favor, insira seus dados como responsável financeiro durante a compra. Você precisará fornecer as informações da pessoa presenteada, como nome completo, CPF, RG, e-mail e etc. Esses dados serão usados para acesso à plataforma e emissão do certificado.
Posso comprar o curso por nota de empenho, ou com recursos da minha instituição ou de agências de fomento à pesquisa?
Certamente! Se esse for o seu caso, envie um e-mail para cursos@redcapbrasil.com.br com os detalhes da Razão Social, CNPJ, endereço e as informações necessárias para constar no corpo da nota fiscal.
Quais são os próximos passos após inscrever outra pessoa no curso?
Após a inscrição, enviamos um e-mail de boas-vindas para a pessoa presenteada. Esse e-mail contém informações essenciais sobre a inscrição. Detalhes mais específicos sobre o curso serão enviados próximo à data de início da turma escolhida durante a compra.
Como eu faço para obter um desconto no valor do Curso?
Os descontos são aplicáveis apenas para inscrições em grupo, seguindo estas regras:
- 5 a 9 pessoas: 5% de desconto
- 10 a 19 pessoas: 10% de desconto
- 20 pessoas ou mais: 20% de desconto
PAGAMENTO
Quais são as formas de pagamento?
Aceitamos pagamentos pelo sistema PagSeguro, oferecendo opções como cartão de crédito, cartões de débito, boleto bancário e PIX.
Posso parcelar o pagamento?
Sim, é possível parcelar a inscrição no cartão de crédito.
O boleto para a inscrição venceu, posso alterar a data de vencimento?
Infelizmente, não é possível alterar a data de vencimento do boleto. No entanto, você pode realizar uma nova inscrição e gerar um novo boleto ou solicitar assistência pelo e-mail cursos@redcapbrasil.com.br ou WhatsApp (11) 96490-6239
Qual é o tempo de compensação bancária para pagamentos via boleto?
A compensação bancária pode levar até 72 horas úteis a partir da data de pagamento. Se tiver dúvidas sobre a autorização do pagamento, entre em contato pelo e-mail cursos@redcapbrasil.com.br.
Qual é o tempo de compensação bancária para pagamentos via cartão de crédito?
A compensação é imediata após a aprovação da administradora do cartão utilizado na compra.
Quanto tempo após o pagamento minha matrícula é confirmada?
O tempo de confirmação varia conforme o método de pagamento. Pagamentos via cartão de crédito, débito ou PIX têm liberação mais rápida do que boletos, devido à compensação bancária. Você receberá um e-mail de confirmação assim que sua matrícula for efetivada.
ACESSO AO CONTEÚDO
Quando terei acesso ao conteúdo do Curso?
O acesso ao conteúdo do curso será liberado alguns dias antes do início das aulas da turma escolhida, conforme a programação abaixo:
Modalidades | Início do Curso | Liberação do Conteúdo | ||
CURSO BÁSICA | Turma 19 | 01/03/2025 | 26/02/2025 | Inscreva-se |
Turma 20 | 12/05/2025 | 09/05/2025 | Inscreva-se | |
Turma 21 | 01/08/2025 | 28/07/2025 | Inscreva-se | |
CURSO INTERMEDIÁRIO | Turma 9 | 01/06/2025 | 28/05/2025 | Inscreva-se |
Turma 10 | 01/10/2025 | 26/09/2025 | Inscreva-se |
Vou receber informações sobre a liberação do acesso ao conteúdo do Curso?
Você receberá todas as informações sobre o curso, incluindo instruções para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, por e-mail. Essas informações serão enviadas no final de semana que antecede o início das aulas. É importante verificar regularmente a sua caixa de e-mail, incluindo a pasta de spam, para garantir que receba essas informações importantes.
Eu esqueci os meus dados de login à Plataforma do Curso. O que eu faço?
Se você esqueceu seus dados de login, não se preocupe. Você pode recuperá-los facilmente. Acesse a página de login do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle em treinamento.redcapbrasil.com.br e clique na opção ‘Esqueceu seu usuário ou senha’. Alternativamente, entre em contato conosco pelo e-mail cursos@redcapbrasil.com.br ou pelo WhatsApp (11)96490-6239.
Onde ocorrem as aulas dos Cursos?
As aulas dos cursos são realizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido na plataforma Moodle. Este ambiente oferece uma variedade de recursos, como videoaulas, exercícios práticos, fóruns de dúvidas, quizzes, referências bibliográficas e materiais complementares, para aprimorar sua experiência de aprendizado.
DURAÇÃO DO CURSO
Qual é a carga horária dos cursos?
Os cursos têm uma carga horária estimada de 40 horas.
Quanto tempo tenho para fazer o curso?
Você pode estudar no seu ritmo, com acesso ilimitado a todos os módulos do curso. As atividades têm um prazo de conclusão de 12 semanas (três meses). Durante esse período, você terá a chance de participar de três encontros ao vivo com os professores e acesso irrestrito ao espaço para dúvidas.
Quais são os horários das aulas?
Os cursos foram desenvolvidos para se adaptar ao ritmo de aprendizado de cada aluno, com conteúdos gravados que permitem um ritmo próprio de estudo. Além disso, estão previstos 5 encontros ao vivo às 19h, com duração estimada de uma hora.
Esses encontros incluem aulas ao vivo e momentos de interação para discussão de dúvidas. Todas as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas na plataforma em até 72 horas após sua realização.
Quais são as datas e horários dos encontros ao vivo?
- Curso Básico: Os encontros ao vivo serão realizados às quartas-feiras, às 19h, normalmente durante as cinco primeiras semanas do curso.
- Curso Intermediário: Os encontros ao vivo serão realizados às quintas-feiras, às 19h, normalmente durante as cinco primeiras semanas do curso.
Como poderei tirar minhas dúvidas sobre o conteúdo do curso?
Para esclarecer suas dúvidas sobre o conteúdo do curso, oferecemos um Fórum de Dúvidas na plataforma, onde você pode postar suas questões e compartilhar experiências com outros participantes. Além disso, promovemos encontros ao vivo com os professores para oferecer suporte direto e esclarecer qualquer ponto que necessite de mais detalhes.
Por quanto tempo o conteúdo do curso ficará disponível?
O conteúdo dos cursos ficará acessível pelo período de um ano. Você terá acesso ilimitado à plataforma e aos materiais, incluindo as videoaulas, permitindo revisões sempre que precisar, mesmo após a conclusão do curso.
Como faço para obter o certificado do Curso?
Ao concluir todas as atividades do curso, você terá acesso ao certificado de conclusão, que deverá ser emitido diretamente pela plataforma. Esse certificado incluirá sua nota final de aproveitamento. Portanto, certifique-se de ter cumprido todas as tarefas antes de realizar a emissão do certificado de conclusão do curso.
CANCELAMENTO E REEMBOLSO
Como funciona o reembolso?
De acordo com a lei, você tem o direito de testar o curso por 7 dias a partir da liberação do conteúdo. Caso sinta que o curso não atende às suas expectativas, basta enviar um e-mail para cursos@redcapbrasil.com.br dentro desse período para solicitar o reembolso. Não é necessário justificar sua decisão, e saiba que você será sempre bem-vindo(a).
Quero cancelar a minha inscrição no Curso. Como eu faço?
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento, porém o reembolso será realizado apenas se solicitado dentro do prazo de 7 dias a partir da liberação do conteúdo.